quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Pizzato Concentus 2005



Certa vez experimentei o Concentus 2004 e não me arrancou suspiros. Há algumas semanas provei novamente e de novo não fiquei encantado. 

Então, resolvi abrir uma das garrafas da safra 2005, que comprei em junho numa promoção pagando $39. Nessa safra as impressões que tive foram as melhores possíveis. 

Vinícola Pizzato elaborou o Concentus 2005 com as uvas Merlot, Tannat e Cabernet Sauvignon. Passou 7 meses por barricas de carvalho (50 % em barris de carvalho francês novo e 50 % em barris de carvalho americano de segundo e terceiro usos). Foram produzidas 8.000 garrafas.

Na taça o vinho ainda é púrpura, sem reflexos indicando evolução, parecendo um vinho de safra recente. Aromas intensos. Muita fruta madura, muito couro, menta, especiarias. Grande complexidade. 

Na boca tem corpo mediano. Taninos finos e elegantes. Grande acidez, deixando a boca salivando bastante. Muita fruta e repetição das demais características aromáticas. Madeira presente e bem integrada. Final longo, e dando vontade de beber mais um gole. 

Um vinho de 7 anos e num grande momento para consumo. Gastronômico, elegante e complexo. Ótima compra!

Onde comprar: aproveitei uma promoção do Supermercado D'Ville, aqui em Uberlândia, pagando $39. O preço de mercado por aqui gira em torno dos $60. 

Avaliação VPT = 88 pontos. 

Saúde a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário