quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Para beber ou presentear



Meu amigo Cristiano Orlandi compartilha de uma opinião que tenho há algum tempo: que os vinhos do Dão estão entre as melhores relações custo x benefício à disposição no mercado brasileiro. E se minha opinião bate com a dele, fico satisfeito, porque é um grande conhecedor de vinhos. 

Paguei $43 por esse vinho e o considero uma boa compra. Será também um belo presente, porque a garrafa e o rótulo dão ao vinho um ar de muita classe.

Na taça a coloração é rubi. Os aromas são intensos, remetendo a frutos delicados, framboesa, ameixa e um fundo de especiarias. Em boca tem corpo mediano, notas adocicadas, taninos finos e bem acabados, acidez em boa dose. Muita fruta e notas minerais. Conjunto equilibrado, intenso e gastronômico, como a maioria dos vinhos portugueses. 

Final médio-longo, com boa fruta e mineralidade, notas de chocolate e café. Evoluiu na taça, ficando mais maduro no final. Está pronto para beber.

É produzido pela Boas Quintas,  fundada em 1991 pelo enólogo Nuno Cancela de Abreu. É um corte das tradicionais Tinta Roriz, Alfrocheiro e Touriga Nacional. Apesar das notas de chocolate e café, não encontrei informações sobre a passagem por madeira. 

Onde comprar: esse vinho foi comprado no site do importador, a Ravin 

Avaliação VPT = 86 pontos. 

Saúde a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário